Avaliação em sala de aula como instrumento de exclusão e controle

Análise do processo na escola pública contemporânea

Resumo

O presente artigo propõe compreender o papel da avaliação da aprendizagem em sala de aula, a partir de uma revisão de literatura acerca da temática da avaliação na escola contemporânea, fazendo uma retomada histórica desta escola e refletindo sobre o movimento dialético inclusão-exclusão que se dá ao longo do processo de escolarização das massas a partir da universalização da educação.  Com efeito, a intenção é poder ajuizar se o referido papel da avaliação acontece deliberadamente como mecanismo de exclusão velada, atendendo à manutenção de um status quo conveniente aos interesses hegemônicos. Nesse cenário, é ponderado, também, sobre o papel do professor como parte e instrumento dessa gênese e, ainda, busca-se refletir em que medida pode contribuir para mudar este processo excludente. 

Biografias Autor

Amanda Oliveira Miranda, Universidade de Taubaté

Cursando Mestrado Profissional em Educação pela UNITAU- Universidade de Taubaté/ SP (2023-2024).Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FACONNECT- Faculdade Conectada de Conchas/SP (2021).Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER- Centro Universitário Internacional de Curitiba (2013), Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Vale do Paraíba (2006), onde participou do IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica com o artigo OS ESPAÇOS DE TENSÃO ENTRE RURAL E URBANO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2016). Em 2011 ingressou como professora II- Língua Portuguesa na Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Desde 2016 atua como integrante da equipe gestora de escola do Ensino Fundamental. Atualmente exerce a função de diretora de escola de Ensino Fundamental onde trabalha na construção de uma gestão democrática e aberta, na busca de justiça social e equidade. Tem experiência na área de Educação, Inclusão e Gestão Escolar com ênfase em Educação . O seu principal interesse de estudo é voltado à gestão democrática escolar no cumprimento do Projeto Político Pedagógico, em busca de uma educação eficaz em aprendizagem e socialmente inclusiva para uma educação efetivamente transformadora.

Luciana Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté

Pós doutoranda no Programa de Educação: Psicologia da Educação -PUCSP (início 2022 - Bolsista CAPES - Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias - Processo n 88887.700340/2022-00). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Especialista em Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Graduada em Direito e Pedagogia. É autora de trabalhos, pesquisadora e professora na área de Formação de Professores para Educação Inclusiva, Educação Especial-Inclusiva e Diversidade na perspectiva da Psicologia Sócio-histórica. Ministra disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, atuando também como palestrante e formadora de educadores. Atualmente é Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE- UNITAU/ Linha 1- Inclusão e Diversidade Socio-cultural), atuando nas disciplinas e grupos de estudo nas áreas de "Educação Inclusiva e Diversidade", "Práticas de Educação Inclusiva", "Desenho Universal da Aprendizagem", "Psicologia Sócio-histórica" e "Pesquisa Colaborativa". Coordena grupos de estudo Sócio-histório e Pesquisa Colaborativa no MPE-UNITAU. Ministra aulas nas disciplinas "Contribuições de Vigotski para a Educação" e na disciplina "Projeto: Pesquisa-Trans-Formação" como parte do pós-doutorado junto à professora Wanda Aguiar da PUCSP É coeditora da Revista Psicologia da Educação PUC-SP. É formadora de professores no Instituto Federal de São Paulo (São José dos Campos). Tem experiência de 20 anos como gestora de escola social. Atua como conselheira e foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Taubaté. Pesquisadora no Projeto CNPq (Universal/2021: Pesquisa-Trans-Formação e a categoria Dimensão Subjetiva como recursos teórico-metodológicos para apreensão e transformação da realidade educacional); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GADS da PUCSP (Grupo Atividade Docente e Subjetividade); do GEDProf do MPE-UNITAU (Grupo Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias) e da ANPEPP no GT Método e categorias teóricas na pesquisa em Psicologia Sócio-histórica.

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Publicado
2024-08-16
Como Citar
Oliveira Miranda, A., & Magalhães, L. O. R. (2024). Avaliação em sala de aula como instrumento de exclusão e controle. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 26(2), 1 - 10. https://doi.org/10.33836/interacao.v26i2.904