Infância e educação infantil
Representações sociais das famílias
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.339Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil, Infãncia, Representações SociaisResumo
Este estudo teve o objetivo de compreender as representações sociais das famílias de crianças matriculadas na educação infantil na rede pública de educação municipal de São Paulo, sobre infância e educação infantil. Para isto, selecionou-se uma escola de educação infantil da rede municipal de educação de São Paulo. Fizeram parte do estudo 336 participantes. Utilizou-se o questionário estruturado como técnica de coleta de dados. A base teórica para análise dos dados foi a Teoria das Representações Sociais. O material coletado foi processado no software computacional IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que a representação de infância se caracteriza como um período da vida de brincadeiras e descobertas, destacando a concepção social moderna para a temática. Já a educação infantil ainda é percebida como preparatória para o ensino fundamental, concepção amplamente divulgada nas décadas de 1970/80 pela ciência e políticas educacionais da época, através da teoria da educação compensatória, priorizando unicamente o desenvolvimento cognitivo das crianças. Apesar das políticas educacionais atuais e as pesquisas científicas enfatizarem a importância de se trabalhar o desenvolvimento integral da criança e a necessidade a exploração de diferentes formas de ensino e salientarem as especificidades desta faixa etária, essa concepção ainda faz parte dos discursos dos familiares
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