Representações sociais da formação do graduado em Moda por empresários do setor
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.370Palavras-chave:
Empresários, Graduação em Moda, Moda, Representações SociaisResumo
O objetivo do estudo é investigar representações sociais da formação do graduado em Moda por empresários do setor no Rio de Janeiro. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) e em estudos do campo da moda. Foram entrevistados 20 empresários de moda, sendo 10 com formação em Moda (Grupo 1) e 10 sem essa formação (Grupo 2). O material das entrevistas foi analisado com apoio da análise de conteúdo temática, complementada com repostas às seguintes questões: 1) “Se você fosse diretor (a) de uma escola de formação em Moda, como seria o seu curso? ”; e 2) “O que vem à sua mente quando eu digo ‘primeira imagem do graduado em Moda’? ”. A análise do conjunto desse material permitiu a proposição de um modelo figurativo da representação social da formação do graduado em Moda para cada um dos grupos. Para o Grupo I, a representação se objetiva em “insuficiência na formação do graduado em Moda” e para o Grupo 2 em “aprendizagem acontece no mundo do trabalho”, podendo por vezes prescindir da formação acadêmica. Os resultados apontaram para o pouco diálogo entre cursos de graduação em Design de Moda e o empresariado do setor, contudo, mostraram possibilidades de aproximação entre essas duas áreas, universidade e mundo do trabalho.
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