Intergerational relationships between children and the elderly

A research overview

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33836/interao.v27i1.938

Keywords:

Intergenerational relations, Children, Elderly people, Grandparents, School, Systematic Review

Abstract

This article presents a systematic review of publications on intergenerational relationships between children and the elderly, a topic that has been drawing attention due to the sharp growth of the elderly population in Brazil. This review is part of a research project developed in a stricto sensu postgraduate program and covers articles published between 2019 and 2023 in scientific journals available on the Portal of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The main descriptors used were: intergenerational relationships, intergenerational experiences and coeducation. These were combined with complementary descriptors: children, the elderly and school, as well as others that became relevant during the research. Of the 133 articles located, 14 were selected. Reading them enabled content analysis of the objectives, methodology and results/conclusions. The results indicated the influence and importance of interactions between grandparents and grandchildren, highlighting the ageing population, changes in the current family context (where grandparents are carers for their grandchildren) and legislation on comprehensive education issues. As final considerations, the publications also highlight the benefits of intergenerational experiences for the different generations and the challenges that population ageing represents for Brazilian society.

Author Biographies

Karla Mendonça de Paiva Brito Mincolla, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNIS). Especialista em Coordenação Pedagógica (UNI7). Graduada em Pedagogia (UECE). Tem significativa experiência como professora do Ensino Fundamental em grandes escolas da rede privada de Fortaleza. Participou como Tutora semi-presencial na Disciplina de Psicologia da Aprendizagem na Infância e Adolescência do Curso de Letras- Inglês (UFC) e como elaboradora de livro didático pela Editora Mackenzie.Concursada, professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza desde 2010, onde, além de professora em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuou como Formadora de Professores e em funções de gestão como na Superintendência Escolar e na Coordenadoria de Gestão da Secretária Municipal de Educação.Atualmente esta em pleno exercício da docência, inserida no contexto escolar como professora polivalente, tanto no Ensino Fundamental, como na Educação Infantil.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG (2019), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2015 a 2022), Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da FEPESMIG; Procurador Institucional do UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação. Bolsista de Extensão do CNPq - Orientador do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE/CNPq 2022.

Maria Auxiliadora Ávila, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). Foi docente no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Pesquisas Qualitativas, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

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Published

2025-02-12

How to Cite

Mincolla, K. M. de P. B., Moreira, A. M., & Ávila, M. A. (2025). Intergerational relationships between children and the elderly: A research overview. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 27(1), 17–29. https://doi.org/10.33836/interao.v27i1.938