Relações intergeracionais entre crianças e idosos

Panorama das pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interao.v27i1.938

Palavras-chave:

Relações intergeracionais, Crianças, Idosos, Avós, Escola, Revisão sistemática

Resumo

Esse artigo apresenta revisão sistemática das publicações sobre Relações intergeracionais entre crianças e pessoas idosas, tema que vem chamando a atenção em razão do crescimento acentuado da população idosa no Brasil. Esta revisão integra um projeto de pesquisa desenvolvida em programa de pós-graduação stricto sensu e abrange artigos publicados entre 2019 e 2023, em periódicos científicos disponibilizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram utilizados como descritores principais: relações intergeracionais, experiências intergeracionais e coeducação. Esses foram combinados com descritores complementares: crianças, idosos e escola, além de outros que se mostraram relevantes ao longo da pesquisa. Dos 133 artigos localizados, 14 foram selecionados. Sua leitura possibilitou a análise do conteúdo dos objetivos, metodologia e resultados/conclusões. Os resultados indicaram a influência e a importância das interações entre avós e netos, ressaltando-se o envelhecimento populacional, as mudanças no contexto familiar atual (onde os avós são cuidadores dos netos) e a legislação relativa às questões da educação integral. Como considerações finais, as publicações também ressaltam os benefícios das experiências intergeracionais para as diferentes gerações e os desafios que o envelhecimento populacional representa para a sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Karla Mendonça de Paiva Brito Mincolla, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNIS). Especialista em Coordenação Pedagógica (UNI7). Graduada em Pedagogia (UECE). Tem significativa experiência como professora do Ensino Fundamental em grandes escolas da rede privada de Fortaleza. Participou como Tutora semi-presencial na Disciplina de Psicologia da Aprendizagem na Infância e Adolescência do Curso de Letras- Inglês (UFC) e como elaboradora de livro didático pela Editora Mackenzie.Concursada, professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza desde 2010, onde, além de professora em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuou como Formadora de Professores e em funções de gestão como na Superintendência Escolar e na Coordenadoria de Gestão da Secretária Municipal de Educação.Atualmente esta em pleno exercício da docência, inserida no contexto escolar como professora polivalente, tanto no Ensino Fundamental, como na Educação Infantil.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG (2019), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2015 a 2022), Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da FEPESMIG; Procurador Institucional do UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação. Bolsista de Extensão do CNPq - Orientador do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE/CNPq 2022.

Maria Auxiliadora Ávila, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). Foi docente no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Pesquisas Qualitativas, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

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Publicado

2025-02-12

Como Citar

Mincolla, K. M. de P. B., Moreira, A. M., & Ávila, M. A. (2025). Relações intergeracionais entre crianças e idosos: Panorama das pesquisas. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 27(1), 17–29. https://doi.org/10.33836/interao.v27i1.938