Relações intergeracionais entre crianças e idosos
Panorama das pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.33836/interao.v27i1.938Palavras-chave:
Relações intergeracionais, Crianças, Idosos, Avós, Escola, Revisão sistemáticaResumo
Esse artigo apresenta revisão sistemática das publicações sobre Relações intergeracionais entre crianças e pessoas idosas, tema que vem chamando a atenção em razão do crescimento acentuado da população idosa no Brasil. Esta revisão integra um projeto de pesquisa desenvolvida em programa de pós-graduação stricto sensu e abrange artigos publicados entre 2019 e 2023, em periódicos científicos disponibilizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram utilizados como descritores principais: relações intergeracionais, experiências intergeracionais e coeducação. Esses foram combinados com descritores complementares: crianças, idosos e escola, além de outros que se mostraram relevantes ao longo da pesquisa. Dos 133 artigos localizados, 14 foram selecionados. Sua leitura possibilitou a análise do conteúdo dos objetivos, metodologia e resultados/conclusões. Os resultados indicaram a influência e a importância das interações entre avós e netos, ressaltando-se o envelhecimento populacional, as mudanças no contexto familiar atual (onde os avós são cuidadores dos netos) e a legislação relativa às questões da educação integral. Como considerações finais, as publicações também ressaltam os benefícios das experiências intergeracionais para as diferentes gerações e os desafios que o envelhecimento populacional representa para a sociedade brasileira.
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