A NEUROCIÊNCIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.310Palabras clave:
Neurociências, Neuropsicopedagogia, Processo ensino aprendizagemResumen
Os estudos em Neurociências abrangem as doenças do sistema nervoso e seus reflexos nas funções do ser humano, procurando métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento. Os estudos aprofundam-se sobre temas como o controle neural das funções vegetativas, das funções sensoriais e motoras, os mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Não existe aprendizagem que não passe pelo cérebro, portanto, conhecer o funcionamento do cérebro e do Sistema Nervoso Central é fundamental para entender o processo da aprendizagem. Este artigo tem como objetivos descrever o processo ensino-aprendizagem, identificar o papel que a Neurociência desempenha neste processo e qual a relação entre a Neurociência e a Neuropsicopedagogia na aprendizagem. Como justificativa, destaque-se que esta nova área, dedicada à pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar, concentrando-se em pensar sobre o processo ensino-aprendizagem, muito pode oferecer à área da educação. Como fundamentação, utilizou-se o estudo de publicações literárias de autores que entendem a Neuropsicopedagogia como uma práxis capaz de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que esta pode contribuir com técnicas mais adequadas à aprendizagem, na avaliação, no diagnóstico, na intervenção baseada na análise comportamental do aluno e sua família, da escola e da sociedade
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