BAÚ DAS EMOÇÕES
DESCOBRINDO AS EMOÇÕES NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.917Palavras-chave:
Emoções, Inteligência Emocional, Educação InfantilResumo
O desenvolvimento das habilidades emocionais é de grande importância ser apresentado ainda na infância, para que se a pessoa se torne um adulto empático, com relações verdadeiramente saudáveis e dotado da Inteligência Emocional. Diante de tal importância, é relevante que a escola inclua o tema em suas práticas, abordando a questão das emoções junto aos alunos desde suas fases iniciais. O objetivo deste trabalho é descrever o projeto Baú das Emoções, demonstrando que as emoções fazem parte do universo infantil e que as crianças precisam aprender sobre essas emoções, para saber nomeá-las e falar sobre elas, adquirindo desde cedo habilidades socioemocionais. A metodologia empregada foi um estudo de caso realizado com crianças de 5 anos em uma escola municipal de Varginha. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica. Após a aplicação do projeto as crianças mostraram-se capazes de nomear as emoções, falar sobre o que elas sentem, compartilham com os professores e colegas os sentimentos e emoções. O projeto mostrou-se significativo na vida das crianças e de suas famílias, o que se tornou nítido em suas falas e expressões.
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